Em 2007 e 2008 foi assim! Testemunhos

O último relatório de segurança na Internet, o «Internet Security Outlook», divulgado pela CA, apresenta as tendências observadas em 2008 e as tendências observadas em 2007. E todo o cuidado é pouco, pois as tácticas usadas por quem quer lançar o caos na web, são cada vez mais sofisticadas.
Os cibercrimininosos seguem as oportunidades, onde quer que estas estejam, e tiram vantagem de qualquer vulnerabilidade», explica o Vice-Presidente de Gestão de Produto da Unidade de Negócio de Segurança em Internet da CA, Brian Grayek. «Enquanto a protecção de segurança se torna melhor na detecção de malware, os ladrões online tornam-se cada vez mais inteligentes e dissimulados na forma como atacam os nossos computadores», refere.
Os utilizadores de jogos online eram já um alvo cobiçado, e o roubo das credenciais das suas contas irá continuar a ser um dos principais alvos dos cibercriminosos. Os gamers online estão mais preocupados em optimizar os seus PCs para obterem um elevado rendimento do que prepará-los com uma boa segurança. «Em 2008, os activos virtuais irão equivaler ao dinheiro do mundo real para os cibercriminosos», explica a CA. Do mesmo modo, os sites de redes sociais são cada vez mais populares e, como resultado, mais vulneráveis. O elevado número de vítimas potenciais e a sua baixa preocupação com a segurança informática tornam estes sites numa oportunidade muito apelativa para os cibercriminosos.
Quem também vai estar na mira dos criminosos são os sites e serviços web 2.0. Embora sejam relativamente simples de implementar, torna-se um desafio configurá-los para que sejam totalmente seguros. Por isso mesmo, muitos sites de Internet que utilizam estes serviços são alvos fáceis e com poucas indicações externas que façam suspeitar que a segurança do site está comprometida.