As crianças e a Internet !

A Internet é uma das formas de entretimento preferidas das crianças, muito graças à facilidade com que se pode fazer novos amigos. No entanto, como é sabido as redes sociais, os chats ou os fóruns online escondem perigos. Tem sido comum noticiar-se alertas dirigidos aos encarregados de educação, no sentido de avisar sobre ameaças que vão desde ataques de phishing ao cyberbullying ou às investidas de predadores sexuais. Para evitar muitos problemas:
  • conversem com as crianças no sentido de os alertar para os riscos que implica dar as suas informações pessoais através da internet a um desconhecido, mesmo que seja num local onde, em princípio, só falem com amigos ou colegas da escola, dado que, é possível a piratas ou pedófilos criarem registos falsos neste tipo de plataformas.
  • É imprescindível que os pais sigam de perto as relações virtuais dos seus filhos, de forma a conseguirem evitar qualquer tipo de ameaça.
  • Importante é também existirem regras de utilização da internet, devendo os pais impor horários de utilização às crianças.
  • Por fim, instale no computador um software que antecipe as más intenções de quem quer incomodar. Muitos programas possuem opções de controlo das mensagens trocadas na internet e de acções efectuadas no computador.

Estes são alguns dos passos que poderá seguir no sentido de proteger as crianças dos malefícios da internet, havendo ainda assim muitas outras medidas de protecção, para saber mais informações sobre este tema sugiro-lhe que visite o link que lhe forneço, lá encontrará muitas dicas para uma navegação segura.

http://www.seguranet.pt/index.php?section=1